6 de julho de 2016

Software

ERP específico para Automação Comercial

O BMsoft Gerenciamento Empresarial 2.0 é um Software para Computadores exclusivamente desenvolvido para uso em gerenciamento de empresas enquadradas como “Comércio”.
Funciona na modalidade Desktop, sendo executado em ambiente Windows, localmente ou através da rede.

Público alvo

As empresas ao qual o BMsoft se destina são principalmente:

– Agropecuárias
– Auto peças
– Confecção
– Distribuidor
– Importador/Exportador
– Loja de artigos diversos
– Loja de calçados
– Loja de departamentos
– Loja de ferragens
– Loja de materiais de construção
– Loja de materiais elétricos
– Loja de roupas
– Mercados
– Moto peças
– Oficinas mecânicas
– Prestador de serviços
– Transportadora
– Etc

Requisitos mínimos

Para funcionamento do sistema BMsoft, são necessários no mínimo:

– Computador PC com Windows 7/8/8.1/10
– 2 GB de Memória
– HD com 10 GB livres

Funções do sistema

Com o BMsoft é possível realizar funções de:

– Cadastramento de Clientes, Produtos, Fornecedores, Transportadoras, Classes, Regiões, Unidades de Medida, Bancos, etc.
– Emissão de Cupom Fiscal através de equipamento ECF
– Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e)
– Emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)
– Emissão de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)
– Emissão de DAV (Orçamentos/Pedidos)
– Emissão de Pré-vendas, que podem ser transformadas em Cupom / Nota
– Controle Financeiro (Contas a pagar, Contas a receber, cheques, remessa para bancos)
– Controle de Ordens de Serviço para Oficinas e prestadores de serviço
– Controle de produção/industrialização
– Controle dos XMLs recebidos de fornecedores
– Digitação das notas fiscais recebidas de fornecedores
– Emissão do SPED Fiscal / SPED Contribuições (PIS/COFINS) / Sintegra
– Emissão e customização de relatórios acerca de todos os dados contidos no sistema
– Emissão de Boletos Bancários
– Controle de Fluxo de Caixa
– Compatibilidade com TEF Discado e TEF Dedicado
– Controle de Estoque
O BMsoft é homologado pela Lei do PAF-ECF, atendendo todos os requisitos vigentes e sendo assim compatível com uso em ambientes que possuam ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

ECFs compatíveis

O módulo de ECF do BMsoft é compatível com as seguintes marcas de ECF:

– Bematech
– Urano/Logger
– ZPM
– Daruma
– Epson
– Elgin

O BMsoft também é homologado para uso com TEF Discado e TEF Dedicado, sendo compatível com esses sistemas, que devem ser adquiridos separadamente de outra empresa.

Módulos do BMsoft

O sistema BMsoft compreende os seguintes módulos:

01. Master: módulo de entrada no sistema e gerenciamento dos demais módulos. Também gerencia algumas funções essenciais do sistema, como Backup, controle dos usuários, controle de acessos ao sistema, opções de manutenção, etc.
02. Cadastros: módulo onde se encontram os Cadastros do sistema (Produtos, Clientes, Transportadoras, Fornecedores, Planos de Pagamento, Classes de Produtos, Vendedores, Cadastros relativos a Nota Fiscal, Cadastro de Empresas/Usuários), e também onde se realizam alguns procedimentos básicos do sistema, como configuração/personalização do bmCaixa, leitura dos Logs do sistema, confecção de FCI-Ficha de Conteúdo de Importação, leitura/recálculo de Cardex dos Produtos,
Gerenciamento de Promoções, Exportação de Dados dos Produtos para Balança, processamento dos produtos recebidos dos Caixas de Mercado, etc.
03. DAV: módulo para realizar Orçamentos e/ou Pedidos, ou DAVs (Documento Auxiliar de Venda), que é o orçamento quando usando PAF-ECF.
04. Pré-venda: módulo para realizar as vendas que serão posteriormente emitidas em equipamento ECF (Emissor de Cupom Fiscal). Depois das vendas feitas, elas devem ser impressas no módulo bmCaixa.
05. Notas: módulo de emissão de Notas Fiscais Próprias, de qualquer modelo, permitindo a impressão em formato específico para formulário contínuo ou em impressora Jato de Tinta/Laser. Também faz a integração com o módulo de gerenciamento de Notas Fiscais Eletrônicas (NFe).
06. Financ: módulo de gerenciamento completo da parte Financeira do sistema, disponibilizando as funções de Contas a Receber, Contas a Pagar, Controle de Cheques, Controle de Remessa e Retorno Bancário, Emissão de Boletos Bancários, Fluxo de Caixa, etc.
07. Caixa: módulo de integração com o equipamento ECF, realizando todas as operações ligadas à ECF, como emissão de Cupom Fiscal, emissão de documentos na Impressora Fiscal. Possui dos modos de operação: Modo Pré-venda e Modo Mercado. No modo Pré-Venda, as vendas são gravadas como pré-venda no módulo de Pré-venda e depois podem ser impressas para Cupom através do Caixa, de maneira não-concomitante. No modo Mercado, as vendas são realizadas diretamente no Caixa, de modo concomitante, ou seja, a cada item que é passado/vendido no Caixa, já é imediatamente emitido no Cupom.
08. Report: módulo para emissão e confecção de Relatórios do sistema. Permite construir relatórios personalizados através da Linguagem SQL e da ferramenta visual FastReport.
09. NFe: módulo de gerenciamento das Notas Fiscais Eletrônicas Estaduais. Permite enviar as notas feitas no Notas realizar todas as outras tarefas relacionadas a NF-e: Cancelamento, Inutilização, Contingência, Emissão de CC-e (Carta de Correção Eletrônica), Consulta de NF-e, Emissão de DANF-e, Geração de Arquivo contendo os XMLs emitidos para envio para a Contabilidade, etc.
10. NFs: módulo exclusivo para emissão e gerenciamento de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Municipal, para uso em municípios que usam em suas prefeituras o sistema Betha (Fly e-Nota) ou IPM.
11. OS: módulo de emissão e gerenciamento de Ordens de Serviço – Conta de Cliente.
12. Ind: módulo de controle de industrialização – ordens de produção.
13. Compras: módulo para digitação das notas fiscais de compra de fornecedores. Permite a captura de XML recebido de fornecedor para facilitar na digitação. Contempla todos os requisitos ligados ao SPED Fiscal. Permite também a realização de Formação de Preço para o sistema. É integrado ao módulo XML Manager para controle dos XMLs de fornecedores.
14. XML Manager: módulo de gerenciamento de XMLs dos fornecedores. Permite realizar o Download do XML de fornecedor, cadastrar XMLs recebidos através de arquivo, baixar XMLs de um determinado e-mail, catalogando todos numa listagem que pode ser posteriormente pesquisada. Possui ainda as funções relacionadas a Manifestação do Destinatário, consulta do status da Nota e emissão de DANFe.
15. CT-e: módulo destinado a realizar Conhecimentos de Transporte Eletrônico, permitindo gerenciá-los e transmiti-los a SEFAZ. Permite o controle de faturamento destes e integra os serviços do WebService disponíveis, tais como Carta de Correção, Cancelamento, Inutilização, etc. Módulo normalmente utilizado por Empresas Transportadoras.
16. MDF-e: módulo destinado a realizar Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, permitindo gerenciá-los e transmiti-los a SEFAZ. Normalmente os manifestos eletrônicos deverão ser feitos por empresas que irão transportar mercadorias contendo mais de uma nota eletrônica (NF-e) ou mais de um Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Módulo pode ser utilizado por empresas que não são transportadoras, mas que transportam sua própria mercadoria.
17. Configurador: módulo onde se realizam todas as configurações globais do sistema, que são usadas por todos os módulos, permitindo criar grupos de configurações conforme Empresas/Usuários e criar hierarquias de configurações.
18. Chat: módulo para troca de mensagens entre os computadores utilizado para empresas que queiram manter comunicação interna baseada nos usuários cadastrados no sistema.
19. bmServer: módulo gerenciador do serviço de conexão e acesso remoto à base de dados em modo Cliente/Servidor.
Acompanham também o sistema alguns utilitários:
Conversor: utilitário para atualizar a base de dados quando atualizando o sistema, e também usado para manutenção geral das bases de dados.
Conversor Genérico: utilitário para atualizar bases de dados adjacentes, como por exemplo a base de dados utilizada no módulo Caixa em modo Mercado.
DBSYS: utilitário para gerenciar as tabelas das bases de dados DBISAM.
Backup: utilitário de gerenciamento dos backups do sistema.
ModEditor: utilitário para confecção de modelos de documentos para impressão em impressora matricial.